Daniele Bornea

Carregando, aguarde...

Linda Gata

O que é ser um colorista? Quais conhecimentos um colorista precisa ter?

25 de março de 2020
2 minutos de leitura
Vou começar dizendo que a profissão de cabeleireiro é uma das poucas que eu conheço que combina tão bem conhecimentos científicos (químicos, físicos, matemáticos, biológicos) com conhecimento humano (harmonia de cor e forma com habilidades interpessoais) com conhecimentos de empreendedorismo (como gerenciar o seu negócio) e o colorista, obviamente precisa de todos esses conhecimentos, mas com uma profundidade em conhecimentos científicos e humanos.

Ter só um conhecimento cientifico é insuficiente, pois posso saber tudo de fundo de clareamento, colorações, resistência da fibra, mas não construir um cabelo bonito e no final das contas, o que a cliente quer é sair maravilhosa, batendo o cabelo, mas só ter o conhecimento humano, vai faltar conhecer seu material de trabalho para construir o que há de melhor e mais bonito que sua mente queria criar. Se pensarmos num artista, ele não precisa recriar um quadro feito, mas um cabeleireiro sim…pois se sua cliente gostou, ela vai voltar e provavelmente vai querer aquele cabelo novamente, ai você deve estar pensando: “-só anotar a cor que eu fiz, só que não, …muitas vezes, para eu ter a cor que eu consegui da outra vez, eu terei que tonalizar ou matizar com outra nuance e não a mesma, pois tenho cores no fundo diferente do que tinha quando fiz aquela cor, logo, só um conhecimento em colorimetria vasto vai permitir você construir o mesmo resultado final obtido da vez anterior.

Mas ainda não definimos o que é um colorista, o colorista será o profissional com conhecimento técnico-científico e sensibilidade artística e humana para criar novas cores e percepções a partir das técnicas de coloração. Ele é o responsável técnico pela criação, a alma e o coração por trás daquele resultado. Um auxiliar de coloração pode executar todo o processo, mas não foi ele que criou o resultado do cabelo ao final do processo.

Quais conhecimentos ele deve ter? Vou listar aqui os mais importantes:

  • Tricologia, para saber bem o que é o fio e seus limites;

  • Química, com reações redox, funcionamento de colorações;

  • Física, o que é cor, como ela funciona;

  • Técnicas de aplicação de cores e de criação de mechas e luzes;

  • Artística, com harmonia de cores e símbolos;

  • Interpessoal, capacidade de entender o desejo da cliente.


Bem são esses, fico por aqui hoje, nos vemos no nosso próximo artigo.

Gostou? Dúvidas? Deixe seu comentário: